Objetivo

Objetivo
Descrever a agenda de viagem dos motociclistas Sandro, Wagner e Guaraci ao Deserto do Atacama no Chile, saindo do Rio de Janeiro em 27/11/2010 com previsão de retorno entre 20-22/12/2010, desde os preparativos até sua conclusão.
Inicialmente realizaremos algumas viagens locais, que também registraremos, para verificação dos desgastes físicos e dos equipamentos.

Pensamento
Nada é mais forte que o coração e o companherismo de um motociclista, porque ele é forjado no calor do asfalto, no frio do vento e na àgua da chuva (autor desconhecido).

Magrela, Formigão e Gordarela fazendo pose.

Magrela, Formigão e Gordarela fazendo pose.
As motos Magrela, Formigão e Gordarela fazendo pose no deserto.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Descrição da aventura

Deserto do Atacama, mais de 9.000km entre três amigos
Três amigos numa aventura alucinante até o Deserto mais alto e mais árido do mundo, onde as temperaturas variam entre 0ºC à noite e 40ºC durante o dia.

Uma aventura muito sonhada pelo grupo, depois de decidirem em Janeiro/10, começaram todos os preparativos, rotas, materiais e estadias, levando sempre em consideração o baixo custo da viagem.

O grupo foi composto por 3 amigos, que são: Sandro, 39 anos, empresário, amante em esporte de aventura e atualmente curte as trilhas de moto. Wagner, 39 anos, empresário, que também é amante em esporte de aventura e atualmente curte no mesmo grupo as trilhas de moto. Guaraci, 63 anos, aposentado, e onde gasta a maior parte de seu tempo programando e viajando por esse mundo afora.

Tudo começou no desejo de viajar de moto e descobrir esse lugar, onde, dito por vários amigos, ser uma experiência única. No inicio seria somente dois participantes e com o passar do tempo o 3º integrante se juntou com toda sua experiência em viagens. Começaram então as reuniões, onde em comum acordo, decidiram tudo, com base em muitas pesquisas, conversas, cervejas e discussões sadias, até concluir o roteiro.

Um pouco da História deste lindo lugar. A região foi primeiramente habitada pelos atacamenhos, povo da região juntamente com a civilização dos nativos aymaras, ambos deixaram um legado inestimável em termos arqueológicos, daí o seu nome deserto do Atacama. Tal riqueza é guardada em importantes museus, salientando-se o Museu de San Miguel de Azapa, localizado no Vale de Azapadadeduer distante 12 km de Arica e o Museu Del Padre Le Paige, em San Pedro do Atacama. Há importantes manifestações de arte rupestre pré-colombianas na região, que é o berço de uma das maiores esculturas de figura humana feita na pré-história, o Gigante do Atacama. Nas entranhas do deserto também se podem descobrir ruínas intactas como as Vivendas Circulares de Tulor, que datam do 800 a.C., e as pukaras, fortalezas de defesa em Quitor e Lasana, além do centro administrativo Inca em Aricae Ásia. Em seu contorno há uma série de pontos turísticos, que são: Valle de la Luna (Chile), é uma pequena depressão de 500 metros de diâmetro, com solo salino e rodeado por morros com formações exóticas lembrando o solo lunar. Destacam-se as Três Marias, Anfiteatro e cavernas. Há uma grande quantidade de Cristais de sal, um intenso calor de dia podendo chegar facilmente aos 54°C, El Tátio (gêiseres), a 4.300 metros de altitude aos pés do vulcão Tatio. Esse campo geotérmico é uma das principais atrações do país. Todos os dias, ao amanhecer, afloram violentos jatos de vapor nestes poços de água fervente. O conjunto é formado pelo colorido do solo, o céu limpo e as colunas de até 6 metros de vapor é de rara beleza e por ultimo o Vulcão Licancabur.

Da aventura: O grupo sairá do Rio de Janeiro no sábado dia 27 de novembro e o retorno está previsto para Sexta feira dia 17 de dezembro, onde haverá o encerramento da aventura com uma confraternização do grupo com as suas famílias e seus seguidores. Nesse meio tempo passará por várias cidades como: Ourinhos, Foz do Iguaçu, Corrientes, Santiago Del Esteiro, Salta, Susques e finalmente San Pedro de Atacama, onde o grupo descansará 5 dias naquele lugar tão sonhado e aguardado e retornando por outros caminhos, que são: Antofagasta, Copiapó, Vicuña, San Juan, Córdoba, Colon, São Gabriel (atravessando o Uruguai), Lages, Registro e finalmente Rio de Janeiro. Serão 9.223km de estradas asfaltadas e de ripio, diante de muito calor e muito frio e com variação de altitude que vai desde o nível do mar até 4.800 metros no Paso de Jama, um pouco antes de chegar a San Pedro de Atacama.

A aventura será registrada através de imagens de vídeo e fotográfica, pois todo seu conteúdo será transformado em um livro de imagens e um documentário da expedição. O olhar de um ângulo inusitado do Deserto e a conquista do grupo.

Temos certeza que o resultado será surpreendente. Vamos passar por lugares maravilhosos que serão vistos por outro ângulo e de uma forma jamais vista antes por nós. “Vamos estar mais próximo da natureza, dos animais, descobrir riquezas ambientais e povoados escondidos”, prevê Wagner.
O lema do grupo denominado Cavaleiros do Atacama é: “Nada é mais forte que o coração e o companheirismo de um motociclista, porque ele é forjado no calor do asfalto, no frio do vento e na água da chuva”.
O grupo irá tentar manter uma velocidade de 120 km/h, que quase chega ao limite da motocicleta de um dos integrantes, que irá na frente do comboio com uma Honda XRE300, logo atrás irá a BMW G 650 GS e fechando uma BMW GS 1200, que será nosso apoio levando o máximo do equipamento mais pesado, para preservar as de menos cilindradas.

Todo o trajeto e acontecimentos poderão ser curtidos por quem se cadastrar no site www.cavaleirosdoatacama.blogspot.com onde diariamente, sempre que possível, será atualizado com os últimos acontecimentos do dia. A cada dia que passa aumenta a ansiedade do grupo, mas agora falta menos que imaginamos.

Muito em breve colocaremos mais informações de como estão sendo os preparativos para essa grande aventura.

Observações:
1) Para ver fotos e vídeos clique nos links apropriados, em cada quadro. A melhor forma de visualizar é, quando abrirem as fotos, ver com "slideshow". Na foto em que houver uma câmera, trata-se de filme. Deve-se clicar nela e aguardar o filme ser carregado.
2) Para ver comentários e/ou deixar o seu, clique no final do quadro apropriado em "comentários".

Rio de Janeiro ao Deserto do Atacama (Chile)

Clique na foto para ampliá-la